O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social integrada na AS de Dois Portos e consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar as necessidades básicas da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
O Serviço de Apoio Domiciliário presta apoio a 30 utentes.
Quem pode ser utente do SAD:
São critérios de admissibilidade:
- Pessoas com 65 e mais anos cuja situação /caso não lhes permita a realização das suas atividades básicas diárias;
- Excecionalmente, pessoas de idade inferior a 65 anos em que se comprove ser a resposta de Serviço de Apoio Domiciliário a mais adequada à sua situação/caso;
- Apresentar necessidades que se enquadrem na capacidade de resposta dos serviços;
- Vontade manifesta do indivíduo em beneficiar do serviço.
O interessado e/ou família deverá dirigir-se ao Centro de Dia da AS de Dois Portos para efetuar uma inscrição/candidatura, as quais serão avaliadas pela Assistente Social e mediante a existência de vaga e aprovação da Direção, será realizada a admissão.
A Instituição reserva-se no direito de recusar a admissão sempre que se verifiquem circunstâncias passíveis de colocar em perigo a vida ou integridade física dos utentes e/ou sempre que o candidato requeira cuidados médicos permanentes para os quais a resposta social não está vocacionada.
Objetivos
Enquanto resposta social integrada na ASDP, o SAD tem por principais objetivos:
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
- Contribuir para a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais;
- Colaborar na prestação de cuidados de saúde.
Serviços
A equipa do SAD é composta por profissionais de diferentes áreas, que permite, não só, assegurar os cuidados básicos, bem como desenvolver atividades que promovam a qualidade de vida dos utentes.
Os serviços disponíveis são:
- Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica (almoço e reforço de jantar);
- Prestação de cuidados de higiene pessoal e conforto;
- Tratamento de roupa de uso pessoal do utente;
- Apoio psicossocial;
- Higiene da habitação, estritamente necessária à natureza dos serviços prestados.
Outros serviços
- Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, deslocação a entidades da comunidade ou apoio na aquisição de bens e pagamento de serviços na situação de utentes com maior dificuldade de mobilização;
- Prestação de pequenos cuidados de saúde (medição de glicémia e/ ou tensão arterial e administração de medicação);
- Apoio psicossocial a utentes e familiares;
- Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos utentes;
- Disponibilização de informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades;
- Aquisição e fornecimento de medicação;
- Fornecimento de material de incontinência (fraldas, pensos e resguardos, etc.).
Consultar Regulamento Interno
Horário de Funcionamento
De 2ª feira a sábado das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
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